#FicaDica: Microagulhamento

O Microagulhamento ou a Indução Percutânea de Colágeno, é considerado um procedimento de baixo investimento e alta lucratividade, tendência mundial para tratamento estético de resultado em cicatrizes de acne, melasma, rejuvenescimento facial, estrias, celulite e terapia capilar.
Muitos profissionais não utilizam a técnica de forma diversificada, com isso diminuem a chance de aumentarem a lucratividade de sua clínica. Conhecem e usam o Microagulhamento apenas para o rejuvenescimento facial. O Microagulhamento possui diversas aplicabilidades, com ótimos resultados.
Figura: Melhora geral do aspecto da lipodistrofia ginóide após o uso do microagulhamento. (Garcia, 2013)*
Figura: Recuperação precoce e mais rápida do cabelo em um estudo envolvendo a alopécia androgenética após o uso do microagulhamento. (Dhurat et al, 2013)*
Figura: Clareamento do melasma recalcitrante após o uso do microagulhamento. (Lima, 2015)*
Figura: Rejuvenescimento das mãos após o uso do microagulhamento. (Kalil et al, 2017)*
A técnica estimula a produção de colágeno, como também facilita a permeação de ingredientes funcionais, existentes nos cosméticos, o drug delivery. Além de poder ser agregado ao seu uso, várias tecnologias sinérgicas do rol de condutas dos profissionais. Mas é muito importante estar capacitado para saber o que usar e como usar, pois não são raras as reações indesejadas por efeitos adversos.
Figura: Histologia da pele da coxa antes (esquerda) e 6 meses após (direita) do microagulhamento. Mais colágeno (rosa) e elastina (marrom) podem ser visualizados. Embora seja difícil estimar, há pelo menos 400% a mais de colágeno e elastina pós procedimento. (Fernandes, 2005)*
Figura: Imagem histológica ilustrando a permeação de substância (pigmento negro) pelos microcanais, após o microagulhamento. (Fernandes, 2005)
Um dos vários recursos que podem ser agregados é a fototerapia. Promove efeito antioxidante, resultante da melhora na cadeia respiratória da mitocôndria, que aumenta a quantidade de ATP disponível para a célula, melhorando assim o metabolismo celular.